A automação de processos está cada vez mais presente na rotina de vários setores e na indústria alimentícia não seria diferente. Afinal, a alta competitividade e demanda tendem a aumentar a necessidade de agilidade na produção.

Portanto, ferramentas tecnológicas vêm sendo implementadas em vários setores da indústria, como gestão de tarefas, financeira e, principalmente, automatizando tarefas antes manuais durante a produção.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre automação de processos. Confira o que é, como colocar em prática e 3 dos principais benefícios desse tema para o seu negócio. Boa leitura!

O que é automação de processos?

A automação de processos vai muito além de simplesmente substituir tarefas manuais por sistemas automáticos. Isso porque, representa uma mudança fundamental na maneira como as empresas operam, permitindo a otimização de fluxos de trabalho e aprimorando a eficiência em todas as áreas.

Na indústria alimentícia e de panificação, pode ser importante para a produção em larga escala até a gestão de estoque e distribuição. Com isso, a automação permite que as empresas enfrentem os desafios específicos desse setor de forma eficiente. Por exemplo, na produção de alimentos, os processos de mistura, cozimento e fechamento de embalagens podem ser automatizados para garantir consistência e qualidade dos produtos.

Ou seja, ao adotar a automação de processos, as empresas podem eliminar a necessidade de intervenção humana em tarefas rotineiras e repetitivas, liberando tempo e recursos para atividades mais estratégicas e criativas.

Além disso, a automação permite uma maior consistência e precisão na execução dessas tarefas, reduzindo a margem de erro e aumentando a confiabilidade dos processos.

Como fazer automação de processos?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de automação de processos, principalmente no setor da indústria alimentícia, que tal conferir 3 passos essenciais para implementá-la? Confira eles a seguir:

  • Identifique os processos a serem automatizados: Comece identificando quais processos dentro da sua empresa podem se beneficiar da automação. Isso pode incluir tarefas que consomem muito tempo, são suscetíveis a erros humanos ou têm um alto volume de repetição;
  • Escolha a ferramenta certa: Existem várias ferramentas no mercado para ajudar na automação de processos, desde softwares de gestão empresarial até plataformas de automação específicas, como máquinas fitilhadoras. Escolha aquela que melhor se adapta às necessidades da sua empresa e aos processos que você deseja automatizar;
  • Implemente gradualmente: Não tente automatizar todos os processos de uma só vez. Comece com um processo de cada vez e vá implementando gradualmente, garantindo que tudo funcione corretamente antes de avançar para o próximo.

3 benefícios de automatizar tarefas

Como você pode ver, o processo de implementação da automação envolve o conhecimento claro do negócio e um desenvolvimento por etapas. A partir disso, é possível conquistar uma série de benefícios de curto e longo prazo.

No entanto, com a automação de processos, tarefas que antes demandavam tempo e esforço humano podem ser concluídas de forma rápida e precisa. Desse modo, tende a aumentar a eficiência operacional e liberar os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas, aumentando a produtividade geral da empresa.

Além disso, os sistemas e equipamentos automatizados são menos suscetíveis a erros humanos, o que significa que há menos chances de ocorrerem falhas durante a execução dos processos. Isso ajuda a manter a qualidade e a consistência das operações da empresa.

Consequentemente, ao automatizar processos, você reduz o tempo necessário para realizá-los e também os custos associados, como os relacionados à mão de obra. Sendo assim, pode resultar em economias significativas a longo prazo e em uma melhor alocação de recursos dentro da empresa.

Quer levar a automação de processos para o próximo nível? Conheça os equipamentos da Lacito!

Para ajudar na automação de processos, a Lacito oferece equipamentos de última geração, projetados para trazer eficiência e automação para o fechamento de embalagens. Com tecnologia avançada, essas máquinas proporcionam maior produtividade, reduzindo custos operacionais e garantindo um fechamento preciso e uniforme.

A Máquina Laça Tudo é ideal para o fechamento de embalagens de diferentes formatos e tamanhos. Para isso, possui um tamanho compacto e painel digital, que possibilita embalar objetos de no mínimo 2cm L X 1cm A até 20cm L X 16cm A.

Já a Máquina Fitilhadora MF-2700H é um equipamento semiautomático para mercados como panificação e fabricantes de biscoitos, pão de queijo e outros. Com capacidade para fechamento de 45 embalagens por minuto, garante eficiência e produtividade ao seu negócio.

Agora que você já conhece alguns dos principais produtos Lacito, entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções inovadoras para o seu negócio.

Para saber mais sobre como melhorar o seu negócio, acompanhe o Blog da Lacito!